• Welcome to my blog!

Quem sou eu

Projeto do Colégio Thales de Azevedo
Tecnologia do Blogger.

- Radioatividade


Cientistas contratados pelo Governo britânico estudaram os níveis de plutônio em tecidos extraídos de corpos de trabalhadores da usina nuclear de Sellafield para determinar sua exposição à substância, altamente radioativa.

A informação foi publicada nesta quinta-feira (19) pelo jornal "The Guardian", segundo o qual os estudos, nos anos 60 e 70, tinham como objetivo verificar se quem trabalhava diretamente nas instalações nucleares estava exposto a doses mais elevadas de radiotividade que a população vizinha.

A análise foi feita pelo National Radiological Protection Board, informa o jornal britânico.

Um documento publicado em 1989 se refere aos dados de exposição ao plutônio verificados nos fígados de quatro ex-trabalhadores de Sellafield, assim como de residentes das áreas vizinhas de Cumbria e Oxfordshire.

O estudo pretendia determinar se os níveis de plutônio detectados nos habitantes dessas partes do país se deviam à proximidade da usina nuclear. Segundo seus autores, "os resultados proporcionam fortes provas circunstanciais de que o plutônio da British Nuclear Fuels se infiltrou nos tecidos da população local".

O Governo britânico anunciou na quarta-feira no Parlamento que vai investigar as acusações sindicais de que órgãos foram extraídos dos corpos dos trabalhadores mortos da central de Sellafield, sem consentimento de seus parentes.

Segundo o deputado conservador Peter Luff, as últimas revelações são "a última manifestação do otimismo transbordado, da alarmante ingenuidade científica e do excessivo sigilo próprio da Guerra Fria" que caracterizavam a indústria nuclear britânica.


Postado por : Thiago Mançu

Photo

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

às 19:24


2 comentários:

10 de setembro de 2010 às 05:22
Permalink this comment

disse...

Miqueias Santos ( THALES 1V10 > MEDICINA POPULAR) Nunca devemos encosta em algum objeto com uma alta radiação, pois leva a muitas doenças e alterações no organismo e efeitos colaterais, o plutônio é uns dos minerais mais radioativo do mundo, eles são usados para forma bombas atômicas.

darlan

30 de setembro de 2010 às 16:40
Permalink this comment

disse...

a radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária